Confira o show da Banda Arsenal!!!

Você é nosso visitante numero:

Assista ao Programa Circuito Livre - Canal Virtual

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Poetando...


Por Catarina Maul



Final de ano é tempo de refletir, de repensar, de planejar e agradecer... Mas sempre é tempo de prometer mudar algo, melhorar algo e crescer, no novo período que se inicia.
Há uns tempos atrás, por conta de uns versos de Guido Martini (nós te amamos demais, Grande Guido dos versos mais lindos!!!), iniciamos um bom vendaval poético, construido com poemas, versos, desejos, opiniões, pensamentos e pareceres de várias pessoas. Foi lindo e está guardado, para nossa planejada reunião poética a ser realizada na Casa da Ipiranga.
Hoje deparei com este pensamento do Fernando Pessoa. Tudo a ver com estes últimos dias do ano.
Vamos recomeçar a brincadeira, para terminar o ano com lirismo e poesia?
É só comentar e mandar de volta.


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."Fernando Pessoa

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas!!!


Boas Festas!

Nós fazemos nossas festas,
As festas diárias da vida...
Os brindes que brindam conquistas
As ceias que unem amigos...
E presenteamos com amor
Aqueles que nos merecem.

Nós é que escrevemos as preces
Que agradecem a Deus
Pelas mãos solidárias
Daqueles que afagam os prantos
Ou que aplaudem conquistas
Na grande festa que é
A própria cena da vida.

Nós somos o próprio Natal,
Dentro em nós o amor maior
Do símbolo uno da fé.
Nós que escrevemos a história
De um novo ano que chega,
Roteiro pleno de surpresa,
Na construção que nos cabe.

Nós fazemos nossas festas,
Nós fazemos nossa vida
E, muitas vezes, o destino.
Cabe a nós, cuidar!!!


Que meus singelos versos, escritos sem revisão, possam levar a você os meus sinceros desejos de paz!-- Catarina Maul (24) 2243-6302 (24) 9266-8031http://bmail.uol.com.br/compose?to=catarinamaul@globo.com

sábado, 20 de dezembro de 2008

Por Catarina Maul

UM CONVITE PARA HOJE, EM FORMA DE BRINCADEIRA
Se a chuva insistir em cair
se o mundo do céu desabar
não tem problema, porque nosso lema
é ser feliz e cantar.

Se o tempo não se firmar,
e a lua não aparecer.
Mesmo assim o caminho é brindar,
sambar e sorrir pra valer.

Ana Cristina a nos encantar
João e o seu violão
Coquinho quebrando pra gente dançar
e o Sixel no baixo, que "bão"!

Tem samba no Beco, tem bossa e poesia
tem festa que a vida é pra festejar.
Tem muita energia, sorrisos e paz...
Amigos, nos vemos por lá!!!


Beco do Barão, dia 20 de dezembro, hoje, às 21h30...
Ainda em ritmo de comemorar meu aniversário.

7 reais a entrada.

Beijos e até...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Pré Reveillon do Beco do Barão


Dia 27 de dezembro (sábado) às 21h
Entrada: 7 reais


Grupo Receita de Samba
(Guto Menezes, Igor Nicolai, Letícia Azevedo, Yuri Garrido, Leandro Tartaruga e Maquininha)



Será nossa festa temática, com direito à decoração artística, simpatias, brincadeiras e patuás.
Pedimos aos animados que venham vestidos de branco, com figurinos que transmitam as palavras-chave para o próximo ano: amor, paz, felicidade, proteção, sucesso...
As outras, tratatemos de incluir, sozinhos, em nossas histórias de vida.



Reservas de mesa:
8826-3370 ou http://bmail.uol.com.br/compose?to=catarinamaul@globo.com
-- Catarina Maul (24) 2243-6302 (24) 9266-8031http://bmail.uol.com.br/compose?to=catarinamaul@globo.com

Este fim de semana no Beco!


A música, soberana e diversificada, continua a ser o prato principal do cardápio do Beco do Barão, localizado à Rua 13 de maio, 252 - centro de Petrópolis.
Hoje, sexta feira, a grande novidade fica por conta do primeiro show na casa da Banda Rio Brother, que vai promover um tipo de evento que eu, particularmente, adoro: um baile black, com vocais intensificados e um repertório feito de mpb e soul music. Será uma noite para dançar!

Já no sábado, quem comanda o palco é Ana Cristina Sampaio e Trio (João Vicente, Ricardo Sixel e Coquinho). Muita bossa, mpb e samba, num desfile de repertório brasileiro de causar frisson.
No último show da Ana Cristina na casa, tudo virou uma festa e foi impossível permanecer sentados.
Nas sextas e sábados, a música começa às 22h e a entrada custa 7 reais.

No domingo, quem se apresenta no Beco do Barão, dentro do projeto "jovem.som.br", são as bandas Música na Veia e Contra Versos. Aos domingos o Beco do Barão abre suas portas para a juventude, valorizando as bandas iniciantes e dando espaço para que seus talentos sejam incentivados.
Nos domingos o funcionamento tem horário de 18h às 22h e a entrada é de 6 reais.

Vamos nos ver no Beco este final de semana? Ainda estou em ritmo de comemorar aniversários!

O telefone para reservas de mesa é 8826-3370

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

I FESTA BREGA DO BECO DO BARÃO


Na sexta-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 20h, o Beco do Barão realiza sua I Festa Brega, com a apresentação da Toddy Mall Band que, além de dar um show musical com repertório brega de primeira qualidade (porque gosto musical não se discute!), ainda prima por trazer verdadeiras performances teatrais durante as interpretações.
No repertório, canções que vão divertir ao mesmo tempo que matar saudades.
A Toddy Mall Band é formada por Arilson Ceschini (Violão e Guitarra), Jean Starneck (violão e guitarra) , Diego Peres (Baixo e voz), Licia Quinan (vocal), Maria Fernanda (vocal), Sergio Marques (vocal) e Fábio Passarinho (bateria) e Francisco Chinês (teclado)
Na intenção de produzir uma festa genuína e fiel, a produtora cultural do Beco do Barão, Catarina Maul, foi em busca da etmologia deste termo que todos usamos em nosso vocabulário para descrever tudo aquilo que não nos sentimos muito à vontade de usar, ou que usamos assumidamente e pronto.
Encontrou na internet a seguinte explicação: "A palavra brega deriva da Rua Manuel da Nóbrega, em Salvador, rua que ficava numa região de meretrício da capital baiana. Com o tempo, a primeira sílaba da placa com o nome da rua foi ficando corroída e as pessoas começaram a se referir às músicas tocadas lá como as músicas que tocam no brega. A partir disso, o termo se espalhou, passando a representar tudo o que fosse deselegante, cafona ou fuleiro, em uma clara referência ao estilo dos freqüentadores da Zona do Brega".
Se a explicação é correta ou não, isso não importa, pois o Beco do Barão espera convidados que embarquem na proposta da festa, resgatando tecidos de oncinha, estampas gigantes, perucas coloridas, flores de plásticos, bijuterias imensas e muita purpurina.
Com a festa constante que já é própria das noites do Beco do Barão, freqüentadas por pessoas alegres e de bem com a vida, a noite promete muito brilho e muito glamour.
A entrada custa 7 reais e as mesas podem ser reservadas através do telefone 8826-3370

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BECO DO BARÃO E A AGENDA MUSICAL


O Bar Beco do Barão, situado à Rua 13 de maio, 252 – terceiro piso do Coral Concórdia, tem comprovado a cada semana a qualidade cultural de sua programação unida ao lazer, oferecendo aos petropolitanos uma opção cuidadosamente elaborada para todas as pessoas que entendem que a vida passa rápido e que uma noite é mais que, simplesmente, uma noite.
Buscando agradar ao público de diversas faixas etárias, o Beco do Barão é um bar sem divisões por faixa etária, conquistando a cada dia mais adeptos, dos mais jovens aos eternamente jovens.
Para tanto, vem buscando elaborar projetos que atendam a todas as pessoas que precisam de pouco para serem felizes, mas que são felizes em grande estilo.
Segue, então, a programação musical desta semana:
Na quinta-feira, dia 27, a Banda SuperRock promove sua Quinta do Rock a partir de 20h, com ingresso promocional a R$ 5,00. A Banda formada pela animadíssima Carol Coutas, Gargamel, Cristiano Gavioli e Marcelo Berner, traz um repertório bem elaborado e músicas autorais que já podem ser ouvidas em várias rádios renomadas.
Na sexta-feira, a partir das 21h30, a noite fica por conta da Maria Comprida Jazz Band, formada por Breno Morais, maestro Rodrigo D'àvila, Gabriel Tauk e Yuri Garrido. Com arranjos perfeitos e originais, a banda promete viajar entre o jazz e o samba, passando pela bossa nova.
É interessante comentar que o jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. É uma forma de expressão musical que incorpora uma modalidade original, com chamada e resposta, improvisação e notas com swing do ragtime, por isso parece que os instrumentos conversam, dialogam. Vale à pena ser testemunha ocular e auditiva deste grande papo.
A nossa Bossa Nova foi um tanto influenciada pelo jazz, mas muito influenciada, também, pelo samba, o que justifica o passeio musical pelas águas sonoras da Maria Comprida Jazz Band.
Já no sábado, dia 29, a partir das 21h30, a noite fica sob o comando do Dom Piano, trio formado por Ricardo Oliveira, "Urso" e Mariano San Roman. Com repertório diversificado, arranjos inovadores e interpretação vocal perfeita, a banda sempre garante o sucesso da casa, transformando tudo numa grande festa para dançar.
No domingo a programação fica por conta do projeto jovem.som.br, que abre espaços para bandas jovens e apresenta novos talentos, como é a proposta do trabalho de Catarina Maul, neste trabalho que já desenvolve com o rock petropolitano há muitos anos. O show acontece de 18h às 22 horas, com ingresso a R$ 6,00. Neste domingo, o show fica por conta das Bandas Goatbusters e Aradax.
A entrada nas sextas e sábados custa 7 reais e as reservas de mesas podem ser feitas pelo telefone 8826-3370 ou pelo email.
A produção cultural e a formação de identidade do espaço ficam a cargo de Catarina Maul.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Consciência "Negra" - por Catarina Maul


Amigos,

Amanhã é feriado, Dia da Consciência Negra.
A maioria das pessoas ao meu redor sequer sabem ao que é atribuído o feriado, e os outros que sabem, desconhecem a história de Zumbi dos Palmares.

Fica então meus recados a todos vocês:

1 - Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, de quinta a domingo desta semana, o Beco do Barão estará expondo um varal de versos organizado por mim, com textos de vários escritores brasileiros, com a temática abordada. O objetivo é que os textos expostos nos levem a uma verdadeira reflexão sobre a nossa própria consciência de igualdade, em qualquer nivel, e do quanto estamos praticando esta igualdade no cotidiano.



2 - Enfim, abaixo segue trechos de um texto meu, que fiz para uma intervenção teatral, que traz em versos e canções, a história do Lider Zumbi. A idéia é que amanhã, quando acordarmos para seguir a rotina própria dos feriados, com preguiça e lentidão nos atos, saibamos porque estamos em casa: é porque durante muito tempo, e isso ainda existe, muitos trabalharam exaustivamente sem dignidade e sem remuneração.

De minha autoria:

ZUMBI DOS PALMARES, DUENDE DA LIBERDADE

Zumbi nasceu livre, em reino formado de escravos fugidos de um destino cruel: servir a uma lida sem paga, a fazendeiros de posses num convívio feito de diferenças e de dor.
Palmares... Mais de 30 mil escravos escapos faziam deste quilombo o seu reino livre. Localizado onde antes era o interior da Bahia, hoje Alagoas. Uma república? Talvez.

Duende da Liberdade
Zumbi dos Palmares
Menino com rosto pesado
Corpo suado
Correndo livre,
Não quer nunca ser escravo.
Não nasceu pra ser escravo...

NINGUEM NASCEU PRA SER ESCRAVO!

Naquele tempo era assim: A liberdade dos homens se determinava pela sua tez.
Nasceu negro, o destino só se definia uma vez.

SÓ PODIA SER ESCRAVO! SÓ PODIA SER ESCRAVO!

Na lida de sol a sol
Se ocaso, se arrebol
SÓ PODIA SER ESCRAVO!
Seja velho ou menino
Homem, mulher: um destino
SÓ PODIA SER ESCRAVO!
Se artista, se operário
Mesmo um grande visionário.
Fosse negro
SÓ PODIA SER ESCRAVO!

Zumbi aos seis anos foi capturado
Entregue a um missionário português,
Foi batizado Francisco.
Recebeu sacramento, ajudava na missa,
aprendeu português e latim.
O menino Zumbi, por anos ficou nesta vida de branco...
Ficou sendo Francisco, e o tempo passando,
até que um dia...
Na primeira chance, ele fugiu.
Aos 15 anos voltou ao local de origem: Palmares!


Heróico, corajoso, astuto... vinte e poucos anos... soma da coragem deste negro guerreiro de sangue vermelho.. que o sangue é do mesmo vermelho em corpos de qualquer cor.
Nosso sangue é vermelho!

E mesmo quando Ganga Zumba, líder então de Palmares, se rendeu ao pedido de paz da Capitania, que ofertava a liberdade para todos os escravos fugidos e refugiados em seu quilombo, em troca da submissão à Coroa Portuguesa, Zumbi não se rendeu.

Todo negro é irmão
Todo homem é irmão
Não importa que seu endereço
seja o Quilombo dos Palmares,
Em todos os lugares
São filhos da mesma nação.
Todo homem nasceu pra ser livre
Ter a mesma condição.

Liberdade para Palmares
E escravidão para os negros que habitam outros lugares?
Não! Não!

E assim Zumbi desafiou a liderança de Ganga Zumba, tornando-se líder do Quilombo. 15 anos de paz.
Mas a paz acabou, a invasão se deu, Zumbi ferido ficou.
Sobreviveu ao ataque do quilombo, mas não sobreviveu à traição.
Foi encontrado, apunhalado.
Morto por 20 guerreiros, num dia como esse: 20 de novembro de 1695.
Teve a cabeça cortada, exposta em praça pública.
O líder Zumbi NÃO NASCEU PRA SER ESCRAVO.


"Consciência é caráter".

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Beco do Barão apresenta “Toca Raul”


No próximo sábado, dia 15 de novembro, o Bar Beco do Barão apresenta o projeto musical “Toca Raul”, interpretado pela Esfinge Band, de Teresópolis.
A banda é formada pelos músicos Maurício Gielman, Guinho Tavares, Ralph Monteiro, Rafael Smith e Rômulo Bittencourt, que definem desta forma a apresentação que farão: “Não se trata simplesmente de um cover do Raul, com um clone caracterizado dele, cantando, mas sim uma releitura bem feita de seus sucessos com arranjos peculiares e músicas raras que impressionam pelo conteúdo de suas letras (inclusive composições em inglês do Maluco Beleza”.
o "Raulzito", foi um cantor,compositor e ator brasileiro, pioneiro do Rock nacional. Anarquista convicto, Raul ficou conhecido como o pai do Rock'n Roll brasileiro. Ao todo gravou 21 discos, agradando diversas gerações, e sendo ídolo de várias delas, até hoje.
Muitos dos fãs de Raul Seixas consideram uma das marcas mais fortes nas suas músicas a sua capacidade de, através de um estilo jovial e descontraído, transmitir mensagens ou fazer questionamentos sobre temas como o amor, a vida, e a existência em si.
Raul Seixas faleceu dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos.
Com a apresentação do projeto, que inclui no telão imagens antigas e raras armazenadas pela produtora cultural do Beco do Barão, Catarina Maul, a casa pretende reunir várias gerações de fãs e cantar sucessos como os imortalizados Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Gitâ, Eu nasci há 10 mil anos atrás, Medo da Chuva e Tente Outra Vez.
Sem dúvida será uma festa bonita, como é a intenção da casa sempre oferecer ao seu público.
O Beco do Barão situa-se à Rua 13 de maio, 252, terceiro piso do Coral Concórdia, e a entrada custa 7 reais.
Como seu parceiro musical Paulo Coelho já disse: "Raul Seixas não é passado, é presente! Futuro!".
Um grande público é esperado para a festa. Reservas poderão ser feitas pelo telefone 8826-3370.